A recente crise econômica e a onda "verde" foram as grandes responsáveis por sensíveis mudanças de padrões de consumo nos últimos 2 anos. Agora, as pessoas buscam produtos alternativos que se encaixem melhor em sua nova realidade.
Foi atendendo a essa demanda por artigos verdes ou produtos que condizam com uma ideia de sustentabilidade, que muitas marcas de consumo de moda aderiram ao ecofashion. Um termo que tem aparecido muito no meio da moda é o upcycling, que se refere a uma técnica de reutilização de itens que iriam para o lixo que difere da reciclagem por não envolver a transformação do material por meio de processos químicos.
A famosa marca Prada já adotou o upcycling e criou sapatilhas, bolsas e vestidos com sobras de tecidos e a brasileira Cavalera está seguindo a mesma tendência ao vender uma bolsa feita de saco de cimento.

bolsa Cavalera
A sustentabilidade também chegou à coleção de verão 2011 de Alexandre Herchcovitch: o estilista desfilou 2 looks masculinos feitos de tecido 100% reciclado. As roupas foram confeccionadas com sobras de tecido e fibras de garrafa PET (15% de sua composição), o que deu mais resistência ao material. Outro detalhe importante foi que para a realização desse trabalho, a marca contratou pequenas cooperativas da cidade de Blumenau.
Uma nova marca internacional chamada Olsenhaus foi criada justamente para atender aos desejos dos ecofashionistas. Ela é considerada vegana e já conquistou diversas celebridades, como Natalie Portman, Cameron Diaz e Alicia Silverstone. Para a coleção de outono/inverno 2010, a designer Elizabeth Olsen criou uma sola de borracha de serragem e sapatos de salto
alto feitos de resíduos plásticos. No site da marca tem sapatos lindos! Vale a pena conferir.

Bom, mas se você quer se adaptar aos novos padrões, mas sem mudar radicalmente, não é preciso ir muito longe e sair comprando tudo que for produzido de maneira ecologicamente correta. Uma dica muito boa é revisitar os itens clássicos da moda, que provavelmente já estão no seu guarda-roupa ou então, se não estiverem, é uma ótima pedida comprar, pois dificilmente cairão em desuso. Peças clássicas como um bom trench-coat, bolsas de cores neutras e roupas de alfaiataria, minimalistas ou com cara de retrô não fazem parte de nenhuma grande tendência e por isso são atemporais. Elas podem até custar um pouco mais do que todas as milhares de peças "modinha" que compramos, mas com elas temos a garantia de - bom - uso a longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário