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2010-11-18

Política do bem


Para os que não sabem, São Paulo possui uma Política de Mudanças Climáticas na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Criada pelo sociólogo Volf Steinbaum, o principal objetivo do programa é o de reduzir as emissões de gases estufa em 30% até 2012. Não tem como falar em redução de emissão de gases sem falar no trânsito caótico paulistano. Se levarmos em conta que cada carro na rua, em média, libera 16 toneladas de CO2 por ano e se considerarmos que SP possui milhões de carros rodando diariamente pela cidade, independentemente de rodízios, já é possível concluir qual é o maior desafio daqui, se há vontade de mudança climática.

Nesse sentido, a principal alteração que deve ser adotada diz respeito ao modelo de transporte de São Paulo e o governo alega que várias medidas irão ocorrer em breve, como o aumento da frota de trólebus e de ônibus movidos a combustíveis sustentáveis (alguns poucos destes já podem ser vistos circulando por Sampa), investimentos no aumento da frota do transporte público em geral além da criação e ampliação de ciclovias em toda a cidade, medida particularmente interessante, afinal , nada mais ecologicamente correto do que pedalar até o destino que se tem. Inclusive, muitos moradores de São Paulo se queixam da falta de segurança e de ciclovias adequadas para os ciclistas e abandonam a opção por não se sentirem seguros.

Por fim, o Governo estuda que possíveis medidas para campanhas educativas podem ser adotadas. A idéia é difundir a carona amiga e também inibir o uso excessivo de automóveis, além de maior aderência ao transporte coletivo.

As promessas são ótimas, absolutamente coerentes com o que São Paulo necessita. Esperamos que elas se tornem realidade e que a população se manifeste a favor de todas essas novas possibilidades que se formam.
Ei, você, vá de bike!

@utopiaeco

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