Na última semana foi publicado o resultado do Pisa 2009 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que busca medir o conhecimento de alunos com 15 anos de idade nas áreas de leitura, matemática e ciências de países membros e não membros da OCDE (Organização para cooperação e desenvolvimento econômico).
O Brasil ocupa o 53° lugar entre os 65 países participantes. O foco este ano foi a leitura, requisito que o Brasil teve uma leve evolução na nota de leitura passando de 396 em 2000 para 412 em 2009. O país ainda foi o que apresentou o terceiro maior desenvolvimento na década entre os participantes.
No dia 7 de dezembro o jornal francês Le Monde publicou um artigo que ressaltava os problemas enfrentados pela educação no Brasil, mostrando que apesar de melhorar seu índice no Pisa ainda existem problemas a serem resolvidos com crítica ao governo Lula sobre os investimentos em educação.
Entre os fatores que agravam a péssima situação da educação no país o jornal destaca a falta de professores formados nas respectivas áreas que atuam. Na questão do ensino superior o destaque foi para a quantidade de universidades privadas que não para de crescer, privilegiando camadas sociais mais altas.
Apesar do bom desempenho no Pisa 2009, a realidade educacional do país é degradante, existe uma enorme taxa de analfabetismo e educação de qualidade é elitizada. Nos últimos anos o crescimento de faculdades com baixo custo que oferecem uma formação de baixa qualidade, esse crescimento é conseqüência da educação básica deficiente e da exigência do mercado de trabalho.
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