twitter / colabo21

2010-09-21

Pare e reflita


Faça um pequeno exercício de observação: enquanto estiver parado na calçada, a pé, esperando por seja lá o que for, comece a reparar no trânsito dos automóveis. Sem se deixar levar por aquele estresse todo, dê mais atenção ao interior dos carros, repare como estes vêm e vão, independentemente de lugar e destino. Só repare.

Uma vez atento a cada veículo que passa, seja ainda mais profundo e perceba motoristas e passageiros nos transportes particulares. Provavelmente agora, você notará algo de muito curioso: na grande maioria dos carros, grandes ou pequenos ou seja lá como forem, haverá apenas 1 (hum!) indivíduo. Nada mais, nada menos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, pelo menos 62% dos motoristas da cidade andam sozinhos no carro. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, existem hoje, só na capital, 6.870.497 automóveis – número que continua crescendo. De acordo com cálculos, o tamanho médio de um veículo desse tipo é de, aproximadamente, 12,5m².

E de acordo com o bom senso, os 86mil km² da área média da frota de veículos em São Paulo são capazes de abarrotar facilmente qualquer malha viária, não importando o tamanho. Pois, além da quantidade imensa de carros na rua, deve-se imaginar que a fluidez do trânsito ainda pode ser travada por muitos outros motivos que acontecem sim, como carros quebrando, batidas e panes na sinalização.

Acreditar que se mover sozinho num automóvel, portanto, será mais rápido e prático do que de outras formas é uma mentira. Isso sem levar em conta também os absurdos problemas de congestionamentos do dia-a-dia.

Amanhã, 22 de setembro, acontecerá mais uma vez o Dia Mundial Sem Carro, uma chance para que você, acostumado às vagarosas horas no trânsito, possa pensar um pouco sobre como anda se mexendo. Para melhorar essa situação, não basta querer resolver sozinho, comprar um carro e se enfiar no meio de um engarrafamento.

Para que mudanças aconteçam é preciso criatividade e que você exija soluções novas. Basta de rodovias, pontes, carros e mais carros. Use o seu dia de amanhã para tomar um ônibus e pensar no assunto enquanto viaja. Pode ser que as coisas demorem para mudar. Mas acredite: demorará menos do que todas as horas de sua vida em que passou e passará preso no trânsito da cidade.


DIA 22 de SETEMBRO
- DIA MUNDIAL SEM CARRO -
FAÇA SUA PARTE E APROVEITE PARA REFLETIR


[@utopiaeco é a editoria de ecologia, transporte e urbanização do colabo21, organizada pelos estudantes do grupo, no curso de jornalismo da PUC-SP, na disciplina de Cultura e Cidadania]

Nenhum comentário:

Postar um comentário