
MOBILIDADE URBANA
Dock Dock: o minicarro elétrico de Jaime Lerner
Interessado nas questões de mobilidade, o urbanista Jaime Lerner desenvolveu o Dock Dock, um protótipo de minicarro elétrico, que pode ser usado para melhorar o transporte público e desafogar o trânsito das grandes cidade
Marcia Bindo . Revista Vida Simples – 01/2010 - http://vidasimples.abril.com.br/
Você ainda acredita que é possível resolver de vez o trânsito nas grandes cidades?
Com certeza. Acredito que qualquer cidade do mundo consiga melhorar sua qualidade de vida em três anos com boas estratégias. Para o problema da mobilidade nas grandes cidades, por exemplo, é preciso lançar mão de todas as alternativas de transportes possíveis (metrôs, ônibus etc.) e otimizá-las. Em uma cidade como São Paulo, em que 80% dos deslocamentos são feitos nas superfícies, só linhas de metrô não resolvem o problema. É preciso investir também nos ônibus – dar a eles a mesma performance e agilidade dos metrôs –, em bicicletas e em outras formas de transporte.
Qual o conceito do Dock Dock?
Trata-se de um carro urbano que foi pensado para circular em zonas movimentadas, como os centros. Elétrico, não polui e atinge a velocidade máxima de 25 km/h – e ainda é o menor modelo do mundo (seis vezes menor que um carro). A ideia é que seja usado como complemento do sistema de transporte coletivo, em que é necessário melhorar o tráfego, evitando a necessidade do carro e possibilitando um deslocamento mais rápido do que na caminhada e mais confortável que em uma bicicleta.
O caminho é investir em transportes compartilhados?
Sim, mas integrando-os com os transportes públicos. Os Dock Dock não terão donos e serão alugados próximos aos terminais de ônibus e metrô. A pessoa desce do ônibus, retira um carrinho, vai até a estação mais próxima de onde quer ir e o deixa lá. Não precisa ir trabalhar com seu próprio carro. É um tipo de veículo que visa diminuir o número de carros nos itinerários de rotina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário