twitter / colabo21

2010-11-19

Consciência Negra

A Lei nº 10 639, do dia 9 de janeiro de 2003, torna o dia 20 de novembro data comemorativa do calendário escolar. Este é o dia que comemoramos a Consciência Negra. Mas, mais importante do que tornar a data feriado, é o incentivo do ensino da história dos afro-descendentes nas escolas. Graças a esta lei o professor tem que inserir em seu plano de aula conteúdos que abordem a história da África, a vinda dos negros para o Brasil, a cultura negra inserida na sociedade, entre outros temas.

O dia 20 de novembro também não foi escolhido à toa. Foi nesta data que morreu Zumbi dos Palmares. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, principal lugar de refúgio para os negros que fugiam da triste vida de escravo. Zumbi foi morto no ano de 1695, pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, sendo a cabeça de Zumbi exposta em Recife. Lembrar de Zumbi é lembrar da história de luta e resistência de um povo cansado de ser oprimido.



Outro ponto que deve ser ressaltado é que a abolição da escravatura só foi conseguida em 1888, ou seja, 193 anos depois da morte de Zumbi.

A comemoração foi estipulada para que todos pudessem refletir sobre a importância do negro na formação da cultura brasileira, seja na área da cultura, gastronomia, religião, música e em aspectos sociais e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário