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2010-12-10

Encontre causas sociais pela rede social

Por cultura cidadã

A mais nova rede social, Jumo, criada por um dos co-fundadores do Facebook, Chris Hughes, quer conectar pessoas a causas e movimentos sociais que proponham mudanças positivas para o mundo. A intenção é tornar mais fácil conhecer iniciativas espalhadas por vários lugares que tenham objetivos comuns.

Com funcionalidades semelhantes às do Facebook e do Twitter, o Jumo permite que o usuário não apenas descubra uma série de movimentos, campanhas e ONGs atuantes em suas áreas de interesse, mas também os siga pela ferramenta, acompanhe suas ações, curta as iniciativas mais interessantes e compartilhe informações com seus amigos. Ainda é possível opinar sobre a atuação dos projetos, contribuir com conhecimentos e ideias e até mesmo doar dinheiro para as causas que desejar.

As ONGs e projetos interessados em participar do Jumo podem criar uma página na rede, como acontece no Facebook.

Jumo, que na língua africana Yoruba, significa “juntos em concerto”, foi idealizado por Hughes, após o terremoto que atingiu o Haiti, em janeiro deste ano. Isso porque, na ocasião, a mobilização mundial usou a internet como um ponto de encontro de diferentes iniciativas de todas as partes do globo.

A invenção ainda divide opiniões. Há os que dizem que Jumo não traz nenhuma mudança significativa ao papel que as redes sociais já vêm desempenhando, e outros que defendem que a aproximação entre os internautas e as instituições tem o poder de catalisar ações online e offline.
Polêmicas à parte, antes de entrar em funcionamento, a rede social já contava com 66 mil usuários registrados no início de novembro e, em seu primeiro dia no ar, agrupava mais de 3.500 organizações, como grupos ambientalistas e ativistas de direitos humanos. Para fazer parte do Jumo, o usuário precisa ter uma conta em outra rede social bem conhecida de Hughes, o Facebook.

Conheça o Jumo

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